Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo
Turismo de Compras
Outro segmento que mobiliza o turismo são os negócios. Santa Maria atrai desde moradores da região que fazem suas compras em datas especiais, em feiras ou eventos maiores, como a Feisma – Feira Industrial de Santa Maria, até comerciantes, revendedores, prestadores de serviços e empresários dos mais diversos segmentos que encontram boas oportunidades de negócios, de divulgação de suas marcas, produtos e serviços, ou de qualificação e atualização profissional.
O comércio santa-mariense é registrado de modo significativo na linha do tempo que marca a evolução histórica de Santa Maria. A posição geográfica, formação da economia básica da Região Central, instalação do eixo ferroviário que conectou território e populações, acrescido da geração de centros de estudos e conhecimento, são alguns dos fatores que contribuíram decisivamente para a criação de um fortíssimo polo de comércio no município.
Este importante setor produtivo encontra-se ancorado em Instituições tradicionais como o CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas, SINDILOJAS, onde se agregam em torno de 800 empresas associadas, que operam com a mais diversa linha de produtos e gêneros.
Localizados em ruas e bairros de intensa circulação, registra-se a presença de lojas que oferecem artigos propostos a atender todos os perfis de consumidores socioeconomicamente segmentados.
Mas é nos Shoppings Centers de Santa Maria que o setor de compras da cidade alcança o nivelamento das suas ofertas com as grandes metrópoles. Grifes internacionais e criações originais de produção local somam-se para satisfazer as demandas mais exigentes.
Praças de alimentação, espaços de entretenimento, áreas de lazer e exposições de arte complementam a visita, que traz ainda no selo de qualidade a garantia de bons preços e bons serviços.