Secretaria de Município da Saúde
Atenção Primária
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é uma estratégia do Sistema único de Saúde (SUS) que visa organizar e ampliar a oferta de serviços de saúde básicos e de qualidade para a população brasileira. Essa política tem como objetivo organizar a oferta de serviços da saúde na atenção básica de forma a garantir o acesso universal e de qualidade.
A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção à saúde, tratando-se da porta de entrada do SUS e toda a sua rede, que se baseia nos princípios de universalidade, equidade e integralidade. Sua função é atuar como um filtro, direcionando as demandas e serviços nas redes de saúde de maneira descentralizada a fim de organizar o fluxo dos serviços para melhor atender os usuários.
A Equipe de Saúde da Família (ESF) é uma das principais ações dessa política, que consiste em equipes multiprofissionais que atuam na promoção, prevenção e tratamento de doenças na comunidade, com foco na família como unidade básica de cuidado. As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, podendo ter dentistas, entre outros.
A Equipe de Atenção Primária (EAP) é composta por profissionais de diferentes áreas como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, podendo conter dentistas, entre outros, que são responsáveis por atender as demandas da população local.
Em Santa Maria, há 49 equipes: 25 de ESFs e 24 de EAPs, sendo uma delas a Unidade Móvel.
Contatos:
Superintendência de Atenção Básica, NASF e Políticas de Saúde
Telefone: (55) 3173-1580
Opção 2 - Políticas em Saúde
Opção 3 – NASF
Opção 5 - Superintendência
Endereço: sede da Secretaria Municipal de Saúde - Av. Nossa Senhora Medianeira, 355
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 16:30
Rede social: @politicasdesaudesanta (Instagram) - apenas divulgação
Acolhimento
O acolhimento à demanda espontânea na atenção básica é um ato de aproximação, inclusão e humanização do usuário, tendo como objetivo garantir um atendimento integral aos usuários que procuram os serviços de saúde. Ao contrário do que se pensa, o acolhimento não é uma triagem ou consulta, mas sim uma prática que visa receber o usuário de forma acolhedora com escuta ativa, respeito e empatia, buscando compreender as suas necessidades de saúde e o direcionando para o atendimento adequado. Além disso, também promove a organização dos serviços de saúde, evitando a superlotação e garantindo uma maior efetividade das ações de prevenção e promoção de saúde.
É realizado pelos profissionais da equipe de referência do usuário de maneira em que um ou mais profissionais realizam a primeira escuta, tendo o enfermeiro e/ou técnico de enfermagem na linha de frente do acolhimento, podendo também ser realizado pelo médico e outros profissionais. A realização da escuta qualificada não é exclusiva de nenhum profissional, devendo ser prática corrente de toda a equipe. O acolhimento é um dispositivo da Política Nacional de Humanização e deve acontecer em todos os serviços de saúde, no encontro do trabalhador-usuário.
Protocolos vigentes no município
Protocolos Vigentes
Protocolo de enfermagem da Saúde da Mulher
Protocolo de Toxoplasmose gestacional
Protocolo de enfermagem de Hipertensão e diabetes
Protocolo da dengue na APS
Saúde do Idoso (fluxograma)
Protocolo de Assistência Farmacêutica de Insumos Farmacêuticos para Diabéticos
Protocolo de Dispensação de Canetas de Insulina
O que é “Porta Aberta” e quais são os procedimentos porta aberta na Atenção Básica?
Todo usuário tem um território (Unidade de Saúde) de referência. Contudo, algumas atividades/procedimentos são “Porta Aberta”, ou seja, podem ser realizados em qualquer unidade de saúde, considerando a organização de cada serviço.
Recomenda-se buscar a unidade de saúde de sua referência (conforme territorialização)!!!
- Vacinas de rotina;
- Teste rápido IST (HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C);
- Acolhimento (escuta qualificada com direcionamento da demanda);
- Teste do pezinho;
- Teste de gravidez;
- Teste Covid;
- Atendimento odontológico;
- Administração de medicação, curativos, nebulização, retirada de pontos;
- PREP (Profilaxia Pré-exposição) e PEP (Profilaxia Pós-exposição) *
- Dispensação de medicamentos na Farmácia Municipal e farmácias distritais.
Quais são os procedimentos realizados na Atenção Primária?
Os procedimentos realizados e os dias de execução podem variar de unidade para unidade, entretanto a maioria delas oferece os seguintes serviços:
- Vacinas;
- Exame citopatológico (preventivo do câncer do colo do útero);
- Exame clínico de mamas e solicitação de mamografia;
- Consulta médica;
- Consulta de enfermagem;
- Atendimento odontológico (restaurações, raspagem - limpeza, extrações dentárias, aplicação de flúor, encaminhamento para o CEO- especialidade);
- Teste rápido IST (HIV, sífilis, Hepatite B e Hepatite C);
- Solicitação de exames;
- Pesagem do Bolsa Família;
- Administração de medicamentos;curativos, nebulização, retirada de pontos, verificação da Pressão Arterial; medição de peso e altura.
- Teste do Pezinho;
- Teste de gravidez;
- Pré-natal (da gestante e do pai/parceria);
- Consulta de puerpério (pós parto);
- Puericultura (Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil);
- Grupos de saúde na comunidade;
- Atividades nas escolas;
- Cuidado compartilhado com outros níveis de atenção e outros serviços da rede;
- Sondagens (vesical, nasogástrica, nasoentérica);
- Auriculoterapia, Reiki, Aromaterapia, Massagem (conforme unidade de saúde); ]
- Inserção de DIU (ESF São José - somente do território, ESF Santos - agendado pela equipe de referência);
- Visitas domiciliares ( conforme avaliação/organização da equipe
Visita Domiciliar
A visita domiciliar é uma forma de atenção à saúde em que o usuário é cuidado em sua própria residência, com o objetivo de proporcionar um atendimento mais humanizado, confortável e seguro, garantindo a continuidade do cuidado. Essa ação é realizada por equipes multiprofissionais que atuam diretamente nas comunidades, com profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários, dentre outros, tendo como objetivo atender pessoas que apresentem dificuldade ou não conseguem se deslocar até o serviço de saúde.
Para solicitações de visita domiciliar, entre em contato com sua Unidade Básica de Saúde de referência.
O que é território e como saber a qual unidade de saúde pertence?
Território de abrangência é uma área delimitada geograficamente, cujos limites envolvem uma população sob responsabilidade de uma unidade de saúde. Os limites desse território indicam, portanto, a porta de entrada do usuário ao SUS.
Profissional | Atendimento realizado |
Agente Comunitário de saúde | - Visita domiciliar - Cadastro e Atualização cadastral dos usuários - Aferição de temperatura - Atividades educativas na escola e comunidade - Medição de peso e altura - Práticas integrativas |
Técnico de Enfermagem | - Aferição de pressão arterial - Administração de medicamentos - Avaliação Antropométrica - Visita domiciliar - Administração de oxigenoterapia - Coleta para Teste do pezinho - Curativos simples - Curativo grau I com ou sem desbridamento - Escuta inicial, orientação e acolhimento - Glicemia capilar - Inalação/ Nebulização - Retirada de pontos - Teste rápido de ISTs - Teste de gravidez - Grupos na comunidade - Atividades nas escolas |
Auxiliar de Saúde Bucal | - Escuta inicial, orientação e acolhimento - Visita domiciliar - Cadastramento do usuário - Atividades nas escolas - Participação em grupos de saúde - Preparo, lavagem e esterilização de materiais odontológicos - Orientações de higiene bucal |
Cirurgião-Dentista | - Consulta de rotina e procedimentos odontológicos para todos os ciclos de vida - Acolhimento - Aferição de temperatura - Aferição de pressão arterial - Avaliação multidimensional da pessoa idosa - Atendimento de urgência - Visita domiciliar - Teste rápido de ISTs - Sessão de auriculoterapia - Coleta PCR COVID-19 - Atividades educativas nas escolas |
Enfermeiro | -Consulta de Enfermagem - Consulta para acompanhamento pré-natal - Consulta para acompanhamento puerperal - Consulta para acompanhamento de Puericultura - Consulta de acompanhamento de pessoas com Hipertensão e Diabetes - Avaliação Antropométrica - Ações de articulação de redes intra e intersetoriais - Aferição de pressão arterial - Aferição de temperatura - Acolhimento com classificação de risco - Administração de medicamentos - Atividade educativa/ orientação em grupo - Acompanhamento de paciente em saúde mental - Avaliação multidimensional da pessoa idosa - Administração de oxigenoterapia - Assistência domiciliar com equipe multiprofissional - Troca de Bolsa de colostomia fechada com adesivo microporoso, -Bolsa de colostomia com adesivo microporo drenavel - Curativos simples e especial - Curativo grau I com ou sem desbridamento - Curativo grau II com ou sem desbridamento - Curativo em pequeno e médio queimado - Coleta PCR COVID-19 - Coleta para Teste do pezinho - Coleta para exame citopatológico de colo uterino - Exame clínico de mamas - Cuidados com traqueostomia - Debridamento de ulcera necrosante - Exame de pé diabético - Escuta inicial, orientação e acolhimento - Glicemia capilar - Inalação/Nebulização - Ordenha mamária - Retirada de pontos de cirurgias básicas - Recebimento de denúncias/ reclamações/ouvidoria - Sessão de auriculoterapia - Sondagem cateterismo vesical de demora - Sondagem cateterismo vesical de alívio - Sondagem gástrica - Teleconsulta - PICS - Teste rápido de ISTs - Visita, atendimento e assistência domiciliar (conforme avaliação) |
Farmacêutico | - Assistência domiciliar com equipe multiprofissional - Dispensação de medicamentos - Teste rápido de ISTs - Promoção do uso racional de medicamentos - Atenção farmacêutica - Gestão logística e acesso a medicamentos - Revisão da farmacoterapia - Organização e monitoramento dos serviços relacionados ao Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica |
Médico Clínico Geral/Médico de Saúde da Família | - Consulta - Teleconsulta -Exame físico -Avaliação Antropométrica (peso, altura) - Aferição de pressão arterial. - Administração de medicamentos - Acolhimento com classificação de risco - Drenagem de abscesso - Escuta inicial, orientação e acolhimento - Excisão de lesão ou sutura de ferimento da pele - Extirpação e supressão de lesão de pele - Glicemia capilar - Inalação/Nebulização - Inserção do DIU (mediante capacitação) - Retirada de corpo estranho da cavidade auditiva e nasal - Solicitação de exames de imagem - Solicitação de exames laboratoriais - Teste rápido de ISTs - Visita domiciliar (conforme avaliação) |
Nutricionista | - Avaliação Antropométrica - Atividade educativa/orientação em grupo - Aferição de pressão arterial - Assistência domiciliar com equipe multiprofissional - Escuta inicial, orientação e acolhimento - Glicemia capilar - Teleconsulta - Visita e assistência domiciliar - Atendimento individual |
Psicólogo | - Apoio Matricial - Interconsulta - Acolhimento/Escuta qualificada - Atendimento domiciliar - Atendimento individual - Atendimento em grupo - Acompanhamento Terapêutico - Articulação intersetorial - Ações de educação continuada e educação permanente - Ações de educação em saúde - Ações de promoção da saúde - Ações de prevenção de agravos e doenças - Ações do Programa Saúde na Escola - Avaliação Multidimensional da pessoa idosa - Testes rápidos para ISTs (conforme formação e pactuação) - Práticas Integrativas e Complementares (conforme formação) |
Recepcionista | - Orientação e acolhimento - Atualização de cadastro - Cartão SUS |
Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS)
As PICS são abordagens terapêuticas que se baseiam em saberes e práticas tradicionais que complementam os tratamentos convencionais de saúde. Elas desenvolvem diferentes técnicas e métodos como auriculoterapia, fitoterapia, massagem, aromaterapia, entre outros.
O objetivo das PICS é promover a saúde, prevenir doenças e auxiliar na recuperação considerando a pessoa como um todo, dessa forma, seu processo de saúde consiste em um cuidado do corpo, da mente e da alma. Essas práticas podem proporcionar alívio de sintomas, melhorar na qualidade de vida e contribuir para uma abordagem mais integrada e humanizada de saúde, além de potencializar o protagonismo do sujeito, estimulando a autonomia, independência e o autocuidado.
Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) em Santa Maria
PICS Arroio do Só
Auriculoterapia, Aromaterapia e Reiki
Itararé
Auriculoterapia (nos horários estendidos) e Aromaterapia
Lídia
Auriculoterapia e Reiki
Maringá
Fitoterapia (Relógio Biológico) e Auriculoterapia
Mozzaquatro
Reiki e Aromaterapia
Pains
Auriculoterapia e Aromaterapia
Roberto Binato
Auriculoterapia
Santo Antão
Auriculoterapia
Santos
Auriculoterapia e Aromaterapia
São José
Auriculoterapia
Urlândia
Auriculoterapia, Aromaterapia e Massoterapia
Victor Hoffmann
Auriculoterapia
Walter Aita
Auriculoterapia, Aromaterapia, Reiki e Escalda pés
Calendário Vacinal
A vacinação é uma das medidas mais importantes para prevenção de doenças infecciosas e para o cuidado com a saúde pública. Através da imunização somos capazes de combater uma série de enfermidades que antes representavam grandes ameaças à sociedade.
Portanto a importância da vacinação e a atualização do caderno de vacinas não podem ser subestimadas pois são medidas essenciais para a saúde da população. Para acessar o calendário de vacinas de crianças, adolescentes, gestantes, adultos e idosos acesse o site: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao
Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher
A Política de Saúde da mulher atua por meio da coordenação, apoio e monitoramento dos serviços, indicadores e ações em saúde voltados para mulheres em todos os seus ciclos de vida, contemplando os principais eixos preconizados pela política nacional: planejamento sexual e reprodutivo (a partir da garantia de métodos contraceptivos preconizados pelo Ministério da Saúde), atenção ao pré-natal e puerpério (por meio de consultas realizadas por médicos e enfermeiros da atenção básica de saúde e fazendo interlocução com toda a rede de atendimento especializada, fomentando a realização de grupos de gestantes e monitoramento o acompanhamento pré-natal), prevenção do câncer de colo de útero e mama (oportunizando a coleta de citopatológico de colo uterino na atenção básica e realização de mamografia, colposcopia, biópsia de colo uterino e mama na atenção especializada), atenção à violência doméstica e sexual (a partir da construção de uma rede de atendimento intersetorial efetiva e organizada, com serviços que são referência para esse tipo de atendimento). Além disso, a política de saúde da mulher apoia a implementação de um Protocolo de Enfermagem em Saúde da Mulher, participação nos comitês de mortalidade materna, fetal e infantil, participação no Fórum de Enfrentamento à violência contra a mulher, apoio no monitoramento das ações dos serviços especializados (Policlínica Central, Setor Especializado em Saúde da Mulher) e no atendimento para prevenção de câncer de colo de útero e mama na população privada de liberdade.
Política de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa
A Política de Saúde da Pessoa Idosa do município tem por objetivo coordenar e monitorar os serviços e ações em saúde voltados para essa população, como por exemplo, implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e capacitações das equipes da APS para a estratificação de risco dos idosos, bem como ações de prevenção de agravos e promoção da saúde. Além disso, realiza apoio às Instituições de Longa Permanência para Idosos e tem participação do Conselho Municipal do Idoso. Faz ainda a articulação com a rede de atenção à saúde e outros serviços.
Política das Doenças Crônicas não Transmissíveis
A Política das Doenças Crônicas não Transmissíveis objetiva coordenar e monitorar a organização da oferta de serviços nas unidades de saúde, cuja função é rastrear, diagnosticar e acompanhar as pessoas com doenças crônicas, sobretudo a Hipertensão Arterial, o Diabetes, as Doenças Respiratórias Crônicas, as Doenças Cardiovasculares e as Neoplasias. Para isso, torna-se responsável por capacitar as equipes de saúde para acompanhar essas pessoas, criar e implementar protocolos de atendimento, monitorar o cuidado compartilhado entre as Unidades de Saúde e o Ambulatório de Hipertensão e Diabetes do Hospital Regional. Ademais, a Política das Doenças Crônicas não Transmissíveis monitora as internações no Hospital Casa de Saúde de pessoas com doenças crônicas agudizadas. Essa política trabalha de modo articulado com a Política de Saúde da Pessoa Idosa, uma vez que mais de 60% das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis estão nessa faixa etária.
Política de Saúde Bucal
A Política de Saúde Bucal de Santa Maria é responsável por coordenar a atenção em saúde bucal básica e especializada em Odontologia; controlar o fornecimento de material de consumo, instrumental e equipamentos odontológicos; fiscalizar e direcionar a assistência técnica; produzir, monitorar e avaliar indicadores de saúde bucal; regular as especialidades odontológicas; elaborar relatórios técnicos referentes os resultados dos processos de trabalhos dos cirurgiões-dentistas; contribuir na educação permanente dos cirurgiões-dentistas, entre outras funções.
Política de Alimentação e Nutrição
A Política de Alimentação e Nutrição tem como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população do município, mediante a promoção de ações de alimentação e nutrição no SUS, bem como a práticas alimentares adequadas e saudáveis, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e à nutrição. Também é responsável pelo acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família e do monitoramento de dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. Além disso, participa do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e da Comissão Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável.
Política de Assistência Farmacêutica
A Política de Assistência Farmacêutica é um conjunto de ações voltadas para garantir o acesso da população aos medicamentos necessários, de forma segura, eficaz e de qualidade. Ela engloba diversas atividades relacionadas à gestão, distribuição, controle e promoção do uso racional de medicamentos. As principais atribuições da Assistência Farmacêutica incluem: seleção e aquisição de medicamentos, armazenamento e controle de estoque, distribuição e logística, orientação e educação e em saúde e farmacovigilância. É uma área fundamental da saúde pública que visa garantir o acesso equitativo aos medicamentos e promover o uso adequado, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.
Política Municipal de Humanização da Atenção e da Gestão
Política transversal que tem por objetivo qualificar os processos de trabalho e os processos de formação para o fortalecimento da APS/SUS. Princípios: Indissociabilidade entre atenção e gestão, transversalidade, protagonismo, corresponsabilidade, autonomia dos sujeitos e coletivos. Diretrizes: Acolhimento, gestão participativa e cogestão, ambiência, clínica ampliada e compartilhada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários. Atividades desenvolvidas: Constituição de Grupo de Trabalho sobre Acolhimento na APS, participação no Grupo de Trabalho da Atenção Básica, participação em espaços de planejamento de ações voltadas à Saúde do Trabalhador, participação em Reuniões de Rede intersetoriais.
Política de Atenção Integral à Saúde do Homem
A política de atenção integral à saúde do homem trabalha integrada às demais políticas na lógica da transversalidade. Atua com vista a ampliar o acesso da população chave (homens entre 18 a 59 anos) por meio de turnos estendidos e ações em locais estratégicos. Também por meio do estímulo do acesso da população ao pré-natal do pai/parceiro nas unidades, ação que visa a sensibilização e coparticipação do homem no cuidado à sua saúde, da gestante e recém nascido.
Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência
A RCPD trabalha de maneira transversal e integrada a todas as demais políticas, realizando a organização do fluxo de encaminhamentos no âmbito da Atenção primária à Saúde, promovendo capacitações e cursos na temática de atendimento à pessoa com deficiência com intuito de qualificar a assistência à saúde. Realiza busca ativa de casos de identificação precoce de deficiências através dos testes de triagem neonatal como teste do pezinho, orelhinha e linguinha. Orientações às equipes sobre encaminhamentos de próteses, órteses e meios auxiliares e para reabilitação (física, intelectual, auditiva e visual)
Sub Menus
- Territorialização
- Protocolos Municipais
- Unidade Básica de Saúde (UBS)
- Equipe de Atenção Primária Prisional
- Equipe de Saúde da Família (ESF)
- Equipe de Atenção Primária (EAP)
- Unidade Móvel