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Controladoria e Auditoria Geral do Município

28/10/2024 28/10/2024 15h17m

Prefeitura realiza a entrega de cartas de elogios de cidadãos aos servidores municipais


Documentos são oriundos de protocolos de elogios abertos pelos contribuintes na Ouvidoria do Município e incentivam as boas práticas no serviço público

A Prefeitura, por meio da Controladoria e Auditoria Geral do Município (Cagem), realiza, ao longo do ano, a entrega das “Cartas de Elogio” aos servidores e equipes do serviço público municipal. Essas cartas são fruto dos protocolos de elogios abertos pelos cidadãos na Ouvidoria Geral do Município, órgão vinculado à Cagem, e são uma maneira de valorizar o trabalho dos servidores, que celebram o Dia do Servidor nesta segunda-feira (28). Por conta do Decreto nº 145/2024, o ponto facultativo alusivo à data e previsto no calendário de feriados municipais foi transferido para esta sexta-feira (1º).

“A ouvidoria serve como um caminho para a participação cidadã e nos permite avaliar e otimizar a qualidade dos serviços públicos. Quando o cidadão faz um elogio, ele não apenas reconhece o servidor, mas nos ajuda a encontrar e replicar as boas práticas do Executivo Municipal, melhorando nossa gestão. Agradecemos a todos que usam a ouvidoria para dividir experiências e ajudar na construção de um futuro melhor em nossa cidade”, pontua o controlador geral do Município, Clairton Motta.

Do começo de 2024 até 25 de outubro, foram contabilizados 178 elogios destinados a equipes e setores municipais. O número de protocolos de elogios abertos no terceiro trimestre deste ano teve um aumento de 26% em comparação ao mesmo período do ano passado. As entregas de cartas de elogios mais recentes foram realizadas, majoritariamente, em unidades básicas de saúde – como a Policlínica José Erasmo Crossetti, ESF Victor Hoffmann, Pronto-Atendimento Ruben Noal, ESF Roberto Binato, ESF São Francisco, UBS Oneyde de Carvalho e UPA 24h –, em escolas da Rede Municipal de Ensino e em secretarias municipais como a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, Secretaria de Finanças, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Social.

“As equipes de trabalho enfrentam desafios diários, e muitas vezes, quem é assistido por algum serviço público ou tem sua demanda contemplada não entende ser necessário agradecer. A valorização do trabalho é uma ação muito importante para garantir que possamos nos estimular no dia a dia, e, além disso, para preservar a manutenção do bom trabalho. A entrega dos elogios feitos pelos usuários é uma forma da administração municipal registrar o seu reconhecimento àqueles que estão na ponta e são fundamentais para o andamento dos serviços”, considera a ouvidora geral Milena Ganasini.

O elogio é estabelecido como uma categoria de manifestação das Ouvidorias, regulamentada pela Lei Federal 13.460/2017. Além dos elogios, os cidadãos podem realizar manifestações de reclamação, denúncia e sugestão sobre os serviços prestados pela Prefeitura Municipal de Santa Maria. A Ouvidoria pode ser contatada pelo telefone 156 ou presencialmente no 4º andar do Centro Administrativo Municipal (Rua Venâncio Aires, 2.277), de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. As manifestações também podem ser realizadas online neste link.

 

Texto:  Lenon de Paula (Mtb: 18.763) e Amanda Pies (estagiária de Relações Públicas e graduanda na UFSM)
Fotos: Samuel Marques / PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

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